PROGRAMA 1)
Por que os inocentes sofrem?


ponto de partida \ precisamos aprender como tudo começou, para entendermos o que
acontece ao nosso redor /

oração \ Senhor Deus, ensina-me o por que sofremos, e como podemos ter alívio em Ti /

certeza \ Deus me ama e sofre com meu sofrimento /


Quando olhamos ao nosso redor e vemos tantas tragédias e sofrimentos, nos perguntamos: a culpa é de quem? Alguns culpam a Deus. Mas se você compra um relógio, e ao receber em casa este relógio está quebrado, você poderia de imediato culpar a loja que te vendeu? Sempre haverá uma possibilidade de que o relógio saiu da loja intacto e durante o caminho, algo aconteceu. Assim também podemos aprender na Bíblia que a história do homem começou perfeita, mas no decorrer do caminho algo aconteceu.


Imagine um lugar perfeito. Esse era mais perfeito do que podemos imaginar. Ele se chama céu, onde Deus e os anjos moram. Mas lá existia um reino baseado no respeito e obediência à Deus. Isso significa que quem fosse criado por Deus, tinha o direito de escolher ... obedecer ou não. Lembre-se que este é o principio básico do governo de Deus, a obediência por amor. Segundo Ezequiel 28:13-14, existia um ser perfeito, num lugar perfeito que usando esse poder de escolha escolheu desobedecer a Deus.


Em Isaías 14:12-14 encontramos como terminou essa história no céu. Esse anjo, o mais poderoso de todos eles se chamava Lúcifer. Ele estava na mais alta posição de uma criatura feita por Deus. Mas no seu coração, ele desejou ser mais do que Deus. Deus poderia destruí-lo imediatamente, mas essa ação resultaria numa catástrofe, pois todas as demais criaturas obedeceriam Deus por medo e não por amor. Então ele foi expulso do céu.


No final da Biblia, encontramos um resumo perfeito do que aconteceu. Miguel, a figura de Jesus, também Deus, expulsou Lúcifer, que desde então passou a se chamar Satanás ou Diabo, do céu. Ele saiu a enganar todas as criaturas do Universo, dizendo que Deus era injusto e que seu governo era autoritário. Aqui na terra, ele encontrou um casal de criaturas que deram ouvidos a ele e também se rebelaram. Deus também usa de misericórdia e deixa que todos vivam, nas consequências de suas escolhas.


 Em Gênesis 3 você encontra essa história. Ao desobedecer a Deus e comer do fruto do conhecimento do bem e do mal, Eva também caiu na tentação de duvidar a Deus. Agora, ela e seu esposo Adão (que também errou) precisariam suportar as consequências do erro e entender o quanto maléfico é estar longe de Deus. Assim como Lúcifer, Adão e Eva e seus descendentes conviveram desde então com o bem e o mal. Nós devemos escolher, se servimos a Deus com obediência ou ao nosso próprio modo de agir, como seres humanos falhos.


 Os inocentes sofrem, não por causa da vontade de Deus, mas por causa da vontade do homem em se afastar de Deus e seguir seus próprios caminhos. Paulo, escrevendo aos Efésios (6:12) diz que nossa luta e nosso sofrimento advém do grande conflito gerado por Satanás, acusando Deus de ser injusto e criando uma outra alternativa ao governo do SENHOR. Nós devemos optar, em que lado ficaremos afinal. O coração do homem, quando afastado de Deus é egoísta e ganancioso: olhe ao seu redor, como as pessoas pouco pensam umas nas outras, como não existe respeito pelos humanos e a natureza.


 Deus, em seu infinito amor e misericórdia, nos deixa em seu sagrado livro, a Bíblia, algumas promessas. Em João 16:33, Deus nos afirma que mesmo que passemos aflições neste mundo, tenhamos fé, pois assim como ele venceu as aflições desse lugar, poderemos, com a ajuda dEle vencer também. E Apocalipse 2:10, na última parte do verso, faz-nos uma promessa de que mesmo se a morte chegar, quem for fiel, alcançara misericórdia de Deus. Deus está em todos os lugares, o que muitas vezes acontece é que não estamos dispostos a estar com Ele. 


Em resumo, aprendemos hoje que Deus não causa sofrimento humano e não tem prazer quando vê suas criaturas sofrendo. Aprendemos que existe um conflito espiritual por trás de tudo em nossas vidas e que um dia Deus promete acabar. E finalmente, aprendemos que devemos escolher HOJE, de que lado ficaremos nessa batalha: se do lado de Deus e seu governo de amor ou do lado de Satanás e sua tirania.



Meu compromisso ...

QUERIDO DEUS, CONFIO O TEU PODER CRIADOR E MANTENEDOR, MESMO
VENDO TANTA TRISTEZA E SOFRIMENTO AO MEU REDOR E QUERO
ESTAR PREPARADO PARA ESTAR CONTIGO NUM LUGAR ONDE NÃO
VAI HAVER MAIS DOR, MALDADE OU MORTE !

Se você pode responder afirmativamente a frase acima, ore a Deus nesse momento.

Estudo Sintetizado preparado pelo Pr. Harley S C Burigatto