PROGRAMA 5)
O Aniversário da Mãe de Adão



ponto de partida \  o que seria do mundo se não houvessem regras ... elas são necessárias para que saibamos padronizar nossas ações e atitudes ... Deus criou regras, desde quando criou o mundo e Ele espera que nós a sigamos corretamente, para sermos felizes  /

oração \  Senhor, mostre-nos a importância de seguir seus conselhos e regras para que tenhamos segurança e paz nesta vida! /

ceteza \ existe um plano com regras criado por Deus desde a fundação do mundo  /


Mesmo com a teoria do Evolucionismo sendo amplamente aceita no meio acadêmico, temos que admitir que a natureza nos mostra algo intrigante: como ela se comporta demonstra que houve um idealizador pra tudo isso. Essa busca do ser humano pelas respostas cruciais da vida, sempre o levará a um vazio que jamais é preenchido se não for pela aceitação de Deus em sua vida. Deus criador, essa é a grande verdade que precisamos aceitar para sermos felizes.


Em Gênesis 1:1 até  2:3 explica como foi essa criação. Diz que no principio Deus fez tudo, os céus e a terra. Alguns acreditam que a terra foi feito no começo de tudo, junto com o Universo, por isso é dito que ela era "sem forma e vazia" e a Bíblia nos apresenta a partir do momento em que Deus começa a cria-la. Outros acreditam que ela começou junto com o começo do Universo. Independente do que se acredita, entendemos que não há luz, isto é, VIDA, sem a presença e o poder de Deus. Então Deus cria a Luz, a Vida, no primeiro dia.


Para criar um ambiente, onde a criação (homens, animais e plantas) pudessem viver e se reproduzir, Deus faz a separação entre as águas que ficariam em baixo e as águas que ficariam em cima, no firmamento. Hoje sabemos da camada de água que existe na atmosfera. Imagine a grandiosidade da cena, as águas sendo separadas  ... deve ter sido magnífico! Então há a separação da água e da terra, que logo em seguida seria preenchida ...


Então começa algo que nunca será igualado em beleza .... Deus cria a vegetação, que colore e como uma pintura, embeleza o ambiente. Esse ambiente que receberá em breve os animais e o homem. Hoje ainda podemos ver as marcas desse dia, quando admiramos uma bela paisagem ... imaginem naquele 3º dia, onde todo o planeta era a bela paisagem.


Então Deus abre, como se fosse uma cortina, o céu para observarmos os poderes do céu - o sol, a lua e as estrelas. Alguns acreditam que Deus criou tudo isso no quarto dia. Outros acreditam que Deus apenas fez aparecer na atmosfera (criou uma possibilidade de observação) os astros. Independente disso acreditamos que Deus criou TUDO e que nesse dia, ele proporcionou o ambiente perfeito para criar os animais e os homens ... e o fez:


Quantos milhares de especies de aves e peixes já não existem mais em nosso planeta. Mas pense como foi lindo ver a criação de milhares e milhares de tipos e cores e formatos diferentes no 5º dia da criação. Deus povoou os mares e os céus com animais para que embelezasse a criação. Foi a primeira vez que algo vivo é criado. Esse ambiente seria preparado para a chegada do homem ...


No sexto dia, Deus fez os animais, selvagens e domésticos, assim como os répteis, uma clara alusão aos maiores, como os dinossauros, que antes do pecado não eram mortíferos como nós os conhecemos hoje. E para coroar essa obra magnifica, Deus fechou com chave de ouro criando à sua semelhança, o homem e depois a mulher. Como ser pensante, o homem foi o ponto máximo na criação divina. E então fez algo muito especial ...


Em Gênesis 2:1-3, vemos algo interessante: Deus não se cansa, mas mesmo assim ele descansou, para ensinar uma lição especial ao homem - eu dependo tudo de Deus. Adão E eva não estavam cansados também, então aprendemos outra lição: um dia a cada semana, devemos parar tudo para passar 24 horas com Deus. E para tornar isso sagrado, Deus abençoe a santifica o sábado. Como podemos hoje não dedicar esse dia a Deus, sendo que Ele próprio o criou desde a fundação do mundo!


E você pode me perguntar por que hoje tantas pessoas guardam o domingo e não o sábado? Será que Deus mudou alguma coisa? Em Mateus 5:17-18 lemos o que o próprio Deus disse, quando esteve aqui na terra: JAMAIS. Assim como o poder e glória da magnifica criação de Deus (céus e a terra) o sábado, que está na Lei de Deus, nas regras de segurança e paz, jamais foi alterado. E Deus espera que seus filhos, em obediência, respeitem esse dia sagrado que Ele mesmo abençoou quando tudo criou.


Hoje nós aprendemos que Deus criador, mantenedor também tem uma solução para nós, pois se seu poder foi suficiente para criar todas as coisas, ele pode fazer nossa vida mudar também para melhor. Aprendemos também que Deus criou todas as coisas em 6 dias e no 7º descansou, não por que estava cansado, mas por que queria que nós descansássemos nesse dia e dedicássemos esse dia a Ele, em companhia. O sábado, aprendemos, é um memorial da criação, um marco de obediência para todos aqueles que desejam uma nova vida ao lado de Jesus.

Meu compromisso ...

QUERIDO DEUS, ACREDITO NA SUA OBRA DE CRIAÇÃO E NO SEU PODER DE ME SUSTENTAR. PEÇO QUE TIRE DE MIM TUDO AQUILO QUE NÃO É DE SUA VONTADE E QUE ME FAÇA OBEDIENTE À SUA VONTADE

Se você pode responder afirmativamente a frase acima, ore a Deus nesse momento.


Estudo Sintetizado preparado pelo Pr. Harley S C Burigatto