PROGRAMA 2)
Uma História de Amor



ponto de partida \ precisamos aprender que Deus tinha um plano para reaver a humanidade que caiu nas garras de Satanás /

oração \ Senhor Deus, obrigado pelo plano de salvar-me, ajuda-me a ser fiel, para estar nos Seus planos /

ceteza \ Deus me ama e quer salvar-me do pecado /


Aprendemos na lição anterior que a condição humana se deteriora com o passar do tempo. Assim como foram os anti-diluvianos, os homens de hoje tem continuamente "maldade em seu coração" (Gênesis 6:5). Para termos a salvação que Deus nos oferece, temos que reconhecer nossa condição pecaminosa e irreversível. O pecado é como um câncer num paciente terminal: não existe cura, é uma questão de tempo para a morte.


Em Romanos 5:12, encontramos a sentença de morte eterna para o ser humano: a Bíblia é bem clara quando diz que o mau entrou por meio de Adão e Eva, desde o jardim do Éden, e nascemos com essa predisposição para ser mau. Não é por que queremos ser mau, mas por a maldade já existe em nosso DNA. Essa é uma forma de encarar a realidade do ser humano, pois por mais que você for uma boa pessoa durante toda a sua vida, você não consegue viver sem pecar. Por isso o plano de redenção de Deus. Se o salário do pecado é a morte ...


... todos nós teríamos que morrer, ou alguém pagaria o preço por mim e por ti, nunca pecando. Se sabemos que para o ser humano é impossível pecar, entra em cena o próprio Deus: ele age com justiça e com amor ao mesmo tempo. Como? Através de Jesus, o Deus filho. Em Apocalipse 1:5, encontrarmos a
explicação: o sangue de Jesus (figurativamente a sua morte), uma vez que Ele não pecou, poderia
ser usado como substituto em meu lugar, em seu lugar. ESSE FOI O PLANO! E como
Jesus venceu, eu e você vencemos por ELE!


E como fazer parte desse plano???? Simples. Os dois versos acima respondem. Em Atos 16:31 está a fórmula: Jesus já fez tudo por nós, agora devemos crer e aceitar isso, simples assim. Mas o que acontece quando eu Creio? Preciso obedecer, preciso aceitar e fazer que esse sacrifício tenha significado para mim, através da transformação de minha vida. Dessa forma, precisamos entender que não existe outra pessoa nesse universo, que pode me salvar. Não são os santos, não são as boas pessoas que já viveram nessa terra, somente JESUS!


Esse é o Deus maravilhoso que você precisa conhecer. Se está em algum caminho que não lhe traz felicidade, se sua vida está fora do rumo, se perdeu a esperança, esse JESUS que estamos conhecendo é a esperança, o caminho, a vida (João 14:6)


Se sua vida está em problemas, como obter forças pra enfrentá-los e fazer parte desse plano? A fórmula é FÉ + ENTREGA + ORAÇÃO. A fé em Cristo Jesus como salvador nos leva a entrega e a obediência ao Deus salvador, e a oração te leva em contato mais íntimo e transformador com esse maravilhoso Deus, que pode ser presente em nossas vidas!


Precisamos aprender a ter fé e esperar que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida. Como parte do plano de Deus está a nossa parte de "apenas" confiar e esperar. Se nossa vida for movida a confiança irrestrita nos planos de Deus (veja Mateus 6:10, última parte) teremos forças para enfrentar esse mundo, seus problemas com confiança em Deus e nos Seus planos restauradores.



Aprendemos hoje que infelizmente herdamos em nossa genética o pecado que um dia nossos pais cometeram. Sendo assim nosso destino era o mesmo que Deus tinha pronunciado a Adão e Eva: morrerás. por melhor que sejamos, não temos nenhum mérito, pois o pecado habita em nós. Graças a Deus, aprendemos hoje que Deus tinha um plano: "Uma História de Amor" com o ser humano. Esse plano envolvia ele vir, através de Jesus, para viver uma vida sem pecado e morrer uma só vez no lugar dos pecadores. Hoje precisamos aceitar e viver em conformidade com sua palavra, para sermos resgatados pelo Seu sangue precioso, derramado na cruz.



Meu compromisso ...

QUERIDO DEUS, ACEITO O SACRIFÍCIO QUE JESUS FEZ POR MIM NA CRUZ DO CALVÁRIO E QUERO LHE PEDIR FORÇAS PARA VIVER UMA VIDA NOS TEUS CAMINHOS, PARA UM DIA MORAR ETERNAMENTE CONTIGO NAS MANSÕES CELESTIAIS

Se você pode responder afirmativamente a frase acima, ore a Deus nesse momento.



Estudo Sintetizado preparado pelo Pr. Harley S C Burigatto